A sigla "SAC" deveria significar Serviço de Aborrecimento do Consumidor, já que, no dicionário Aurélio, a palavra atender tem como sinônimo "dar ou prestar atenção", ou ainda "receber com cortesia". Infelizmente, todos sabem que a maioria dos SAC(o)'s da vida não são satisfatórios (estou sendo bem respeitoso).
É uma pena mesmo. Algumas empresas não percebem que elas vivem por causa de seus clientes. A impressão que eu tenho é que ninguém parece entender isso.
"Sr. Fulano, nossa empresa está crescendo, precisamos ter um serviço de atendimento para os nossos clientes. Quero que o senhor fique responsável por ele."
"Sim, sim. Precisamos então resolver alguns detalhes aqui. Quantos setores o senhor deseja que ele tenha?"
"Ah, sei lá, coloque quantos forem possíveis e mais uns dois."
Isso é um dos muitos absurdos: o número de subdivisões totalmente desnecessárias que às vezes você tem que passar. Você é jogado para os mais diversos setores e subsetores até que alguém realmente resolva (ou não) o seu problema. É incrível! Parece que fica um jogando a batata quente pro outro. Se você liga pra uma operadora de telefonia, por exemplo, pra reclamar que sua ligação cai às vezes, você vai passar pelos setores de "Perguntas frequentes" e te mandam para "Cobertura Local" e depois "Problemas com o aparelho" e depois "Problemas da Bateria" e "Problemas na Conexão da Bateria", "Soluções Impossíveis", até que finalmente te dizem que você deve ir a uma autorizada. E ainda têm a cara de pau de pedir pra você dar nota pro serviço, mesmo considerando que você perdeu uma hora e meia da sua vida inutilmente.
Ok, mas eles pensam em você! Tranferir a ligação de um setor pro outro pode demorar. Então o que eles fazem? Musiquinha! Pra você não ficar entediado eles põem a mesma música pra rodar durante todos os 40 minutos que você fica esperando ser atendido. Porra! Mesmo que fosse a minha preferida, eu ainda correria o risco de querer explodir o telefone! Até porque eu não estou ligando pra ouvir musiquinha nenhuma! Eu só penso em ser atendido, mas tenho que ficar ouvindo a mesma combinação sucessiva de sons ritmados e harmônicos forçadamente durante períodos que eu descreveria como "no mínimo, torturantes".
Então até agora temos infinitos setores, e, nos intervalos, musiquinhas repetitivas.
Tudo bem.
Pode ficar pior?
PODE!
Pra minha infelicidade a maioria dos atendentes tem um misto de voz, sotaque e construções gramaticais insuportáveis (assim como o telemarketing). E eu sempre me pergunto: PORQUE?!
Porque será que é tão difícil falar com uma voz que não seja anasalada, ou tristezinha, ou arrastada, ou com um sotaque escroto que parece não pertencer a lugar algum? Porque é tão difícil falar "Eu vou enviar" se "Eu vou estar enviando" é beeeeeem maior? Acho que a maioria das pessoas entendem o que eu quero dizer aqui. O jeito de falar deles é simplesmente insuportável! Estas são dúvidas para as quais eu não vejo resposta, simplesmente não faz sentido pra mim!
E quando você finalmente acha que não dá pra piorar, eis que vem o fato derradeiro: o atendimento automático!
Sim. Aquela voz de robô te dando um milhão de opções num menu "interativo". A idéia é muito boa, mas...
"Para dúvidas sobre Planos, tecle um. Para dúvidas sobre o boleto, tecle dois. Para dúvidas sobre o aparelho, tecle três... (bla bla bla bla bla bla bla)... Para repetir as opções, tecle quarente e sete. Se quiser falar com um de nossos atendentes, aguarde na linha."
Sim, é uma coisa bonitinha, mas é extremamente lenta, porque é apenas um robô ditando todos os infinitos setores que existem! O pior é que às vezes é por comando de voz, e o robô acaba não entendendo, o que torna tudo MAIS lento ainda. E no final você infelizmente vai acabar tendo que falar com um atendente de qualquer jeito, mas com o diferencial de que agora você passou por uns três menus, e uns 10 minutos de agonia (a mais).
E é isso. Na pior das hipóteses você fala com um robô lerdo, ouve trinta vezes a mesma musiquinha, tenta explicar seu problema pra um atendente que tem a voz mais insuportável que você pode imaginar, ouve mais musiquinha, mais voz chata, mais musiquinha, mais voz chata, mais musiquinha, mais voz chata, mais musiquinha, mais voz chata, seu problema não é resolvido e o robô lerdo pede pra você avaliar o serviço (e você tem a ilusão de que tá se vingando).
primeraaaasso!!!
ResponderExcluireu tenho uma tecnica para o rozin lerdo
vc xinga eli at a 15ª geraçao deli
ai vem a atendente
e vc continua xingando assim elis vao te passa mais rapidamente
pena q no dia q isso deu certo eu só tasva mandando m trote xD
PRIMEIROOOOO
ResponderExcluirOdeio essa porra.
Mas só pra constar, o mundo se desfazendo em crise econômica, Barak Obama é eleito, Flamengo fora do G4 e o melhor assunto que vc tinha pro seu blog era SAC???
Vc tava mto puto mesmo ein???
AHUHUAUHAUHAHUHUAHUAHUA
PRIMEIRÃÃÃO
ResponderExcluirCara, o blog tá vivo! VIVO!
E eu não tenho oque comentar sobre o post. Eu não uso SAC. Ninguém usa SAC.
SAC é coisa de velho barraqueiro
auhauhuauhahauhauuah tenta ligar pra operadora da oi xD, eles tem a maquina irritante, se vc diz: vai se fuder maquina do capeta, ele diz, "não entendi, pode repetir por favor?" e realmente aliviante
ResponderExcluirEstaremos aguardando o próximo post Senhor...
ResponderExcluirVocê precisa conversar com o meu irmão sobre as proezas de Telemarketing e SAC...eu tenho velox de 1mb graças a ele!
ResponderExcluir'Eu só penso em ser atendido, mas tenho que ficar ouvindo a mesma combinação sucessiva de sons ritmados e harmônicos forçadamente durante períodos que eu descreveria como "no mínimo, torturantes".'
ResponderExcluirGostei da sua descrição para as musiquinhas dos SACs hahaha concordo plenamente com você.
Passando só pra deixar a minha marca aqui, Carlinhos! =D
bjaoo
apesar de eu não usar SAC, sempre ouço todo mundo falar mal, assim como vc.
ResponderExcluiradorei!!