sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ele é Secretário de Cultura

Estava eu tomando um cafezinho na cozinha e conversando com a minha mãe (coisa que fazemos com certa frequência). Papo vai, papo vem, e repentinamente ela me diz, obviamente estarrecida, que o Rômulo Costa agora é Secretário de Cultura do município de Belford Roxo.

Não se assuste se você não conhece qualquer um dos dois, ou até mesmo ambos, porque na verdade não está perdendo muita coisa. De qualquer forma aqui vai uma pequena explicação que mudará praticamente nada na sua vida: Rômulo Costa é o dono da Furacão 2000, uma empresa que você já deve ter ouvido falar. Belford Roxo é um município da Baixada Fluminense, uma região que é igualmente provável que você também já tenha ouvido falar. Agora com as explicações (mal) feitas podemos continuar com o relato.

Comecei dando aquela pesquisada e vi que a notícia na verdade já é velha (do dia 20 de janeiro), o que nada significa pra mim, já que este não é um blog de notícias. Na verdade o que mais me impressionou foi que isto era de fato uma "notícia", pois eu esperava que minha mãe estivesse apenas enganada. "- Rômulo Costa?! Secretário de Cultura?! Tá maluca?!"

Mas não, para o meu espanto era tudo verdade, o desenvolvimento cultural de um município está nas mãos de um ser cuja vida pode ser resumida a um império "musical" cujos "artistas" não conseguem pronunciar mais do que 4 frases em suas "canções", duas passagens pela cadeia e alguns outros detalhes que felizmente desconheço. Isso me preocupa. Sério.

Na verdade o funk está aí, crescendo cada vez mais, inversamente proporcional ao conteúdo gramatical das letras das composições (não vou entrar mais nos detalhes do estilo porque confesso que quero fazer um outro post sobre isso, aguardem). O batidão tá sempre animando as festinhas, e quem me conhece sabe que eu gosto disso, eu seria hipócrita se dissesse que não. Mas o que me incomoda é elevar este abismo de sabedoria, que declarou em entrevista que "ainda está aprendendo o que é cultura", a um cargo que tem como missão desenvolver projetos culturais para um município inteiro. Eu espero sinceramente que ele aprenda rápido.

Me desculpem aqueles que acham que eu sou desatualizado, e que afirmam que o funk é a cultura do povão e tudo mais. Ok, eu também reconheço o tamborzão como uma expressão cultural, mas sejamos sinceros, é querer rebaixar muito a nossa cultura tão rica, construída por tantos e tantos anos, submetendo-a à cabeça cultural do (agora secretário) Rômulo Costa. Eu penso em inúmeros gênios se rasgando de raiva em suas casas, ou em seus túmulos, porque eles que conseguem, ou conseguiam construir frases inteiras, que fazem sentido e tentam passar alguma coisa útil, são considerados chatos, porque o importante é que quem não é, não se esconde, é o bonde do rinoceronte.

Búfalo Bill.

9 comentários:

  1. Pronto, essa historia d fim-d-semana em casa jah acabou
    vem aí O MAIOR PAREDAO D SOM DO MUNDO

    ResponderExcluir
  2. é a evolução...
    nem todo mundo gosta...
    mas eu vi voce ouvindo funk outro dia no msn!!
    oksaokasdkoasdoksdaodsakosd

    ResponderExcluir
  3. Tenho nada contra um funkzinho não porra, é maneiro, mas forçaram demais com essa de secretário agora... UHAUHAUHAUHUAHHUA

    ResponderExcluir
  4. Espere só pra ver os projetos de estatização da Furacão 200 e os concursos públicos pra MCs (pribido ter primeiro grau completo).

    ResponderExcluir
  5. "Segura essa, vem curtir essa emoção
    E a mulherada vai descendo até o chão...
    DESCE, DESCE!!"
    Isso lá é cultura?!
    Mais parece rito de evocação do capeta... Que desçam todos para o lado do demo e lá fiquem! Quero conseguir resguardar um pouco da dignidade da cultura não-Furacão 2000...

    ResponderExcluir
  6. Belford Roxo tá fudida...

    Não que ñ estivesse antes, nós suburbanos sabemos disso, né Carlins!

    Mas poutz... agora tá mais fudida!!!

    =D

    ResponderExcluir
  7. Circular nº 001 sec. da cultura de belford roxo:

    Libererem todas as bibliotecas para dar lugar a mais nova forma de conhecimento... a montgem de letra de funk...

    Com apostila e ensinos dividos em módulos...

    1º modulo: COmo rimar
    2º MOdulo: como repetir a rima 10 vezes seguidas
    3º Modulo: Como o batidão é a unica coisa que salva na musica.

    BR, 17 de julho de 2009

    ResponderExcluir
  8. QUERIDOS O PROBLEMA NAO E O ROMULO COSTA E SIM O PREFEITO QUE O ESCOLHEU PARA ASSUMIR O CARGO

    ResponderExcluir