segunda-feira, 14 de junho de 2010

Profissões misteriosas

Tinha um estabelecimento que eu sempre passava em frente, mas nunca entendia o que ele era de fato.

Na verdade não parecia nada, era tipo uma lojinha pequena, com uma mesa velha, dois sofás bem velhos, vários quadros aleatórios e velhos, pintura verde velha, e um velho sentado na mesa, com vários papéis, provavelmente velhos.

Sério, aquilo ali não parecia NADA mesmo!

Eu vivia fazendo especulações mirabolantes, e um dia acabei descobrindo que aquele velho era na verdade um despachante! Finalmente meu tormento havia passado! Eu era só alegria!

Mas, peraí... O QUE RAIOS É UM DESPACHANTE?!

E aí começava outro problema. Perguntei pro meu padrasto, que é meio velho também, e portanto devia saber dessas coisas velhas. Em resumo, ele disse que um despachante é um cara que agiliza uns documentos pra você, principalmente paradas de carro, tipo carteira, e placa, mas que hoje em dia já não serve mais pra nada. Ele disse que esses caras eram tipo um daqueles senhores que têm "conhecidos" no DETRAN, e por isso conseguiam fazer isso. Na wikipedia diz que o despachante "pode desenvolver suas atividades junto aos órgãos de trânsito (DETRANs), agenciando documentos de veículos. Pode, ainda, agenciar documentos junto a órgãos municipais, estaduais e federais, desde que não dependam da exigência de outra profissão."

Bem, o despachante então é um cara que "pode" fazer muitas coisas, "agencia" um monte de coisa, mas no duro mesmo ele é só um malandrão que ganha dinheiro porque conhece uma galera sinistra e arranja seus documentos rapidinho, ou seja, ele não faz nada. Tá mais pra um jeitinho brasileiro profissional.

E aí, lembrando dessas pessoas que exercem cargos misteriosos, sempre me vêm na cabeça os nossos queridos assistentes sociais. Isso sim é mistério de qualidade, ninguém sabe definir direito o que eles fazem.

Portanto, aí vai um pouco de informação: eles fazem a faculdade de Serviço Social, que tem como objeto de estudo a "questão social". Tal curso "tem contribuição da sociologia, da psicologia, economia, ciência política, filosofia, antropologia e pedagogia". O assistente social, em si, tem "basicamente" a função de "atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.". As áreas que o assistente social visa atuar incluem só a saúde, a previdência, a educação, habitação, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Ou seja, eles têm como áreas de atuação apenas os recursos humanos, o gerenciamento participativo, planejamento estratégico, atuam nas relações interpessoais, na qualidade de vida do trabalhador, nos treinamentos organizacionais, elaboração ou implementação de projetos e programas de prevenção de riscos sociais. Tudo muito específico, hein.

Enfim, isso tudo aí eu achei pesquisando. Lendo essa budega eu fiquei com a impressão de que o assistente social é um ultra mega hiper master fodão com o superpoder de filosofar antropopedagogicamente sobre a psique econômica e social dos povos e interferir em todas as vidas alheias e em todas as coisas do mundo. Pois é, sim, é uma faculdade que te ensina a ser onipotente e onisciente.

Mas na real, o que eu vejo é sempre a mesma coisa: perdeu seu emprego? Fala com o assistente social. Seu parente morreu no hospital? Fala com o assistente social. Sua casa desmoronou na chuva? Vai lá, vai. Fala com ele.

Enfim, na prática, o serviço social é a arte de estar presente na desgraça alheia. É a magia de dar uma má notícia. É ter o tato de olhar sinceramente bem nos olhos daquele desgraçado que acabou de perder tudo e dizer um "Fudeu!" bem grande e bem dito pra ele. Legalzão.


"- Opa! Quem é que se fudeu bonito aqui, hein?!"


E é isso aí, o mundo está cheio de profissões obscuras, com definições super fodonas, e pessoas super aptas a fazê-las da maneira mais misteriosa possível. Conhece mais alguma?

7 comentários:

  1. pohaaaaaaaaaaaaaa voce tb fica encucado com os caras ali... SEMPRE TEM UM CARA LENDO UM JORNAL.. SEMPRE..... PARECE QUE REVEZAM.... mas o pior... acho que eles são despachantes PUBLICOS! WTF! Publicos? agora que nao entendi nada...

    Tb nao sei se trabalham... sempre vejo eles ali....

    Observação fodastica... fodastica... sempre me questionei isso..

    ResponderExcluir
  2. To precisando de um assistente social, meu pão caiu no chão =/
    hahahahaha caraca mas aqueles despachantes ali são morcegos pacas!

    Assistente social serve pra falar de forma mais amena o simples "CORRE NEGADA!"

    Eu tinha profissões misteriosas na cabeça, só não lembro agora.

    ResponderExcluir
  3. Despachante não é uma profissão mas sim uma atividade,e por sinal muito antiga ,um Despachante pode atuar em vários seguimentos em documentação de pessoas e veículos ,junta comercial,legalização de imóveis,despachos aduaneiros, de cargas aéreas e terrestres e em muitas outras ações que posibilitam um enorme POUPA TEMPO do cidadão,e para ser um bom Despachante é necessário muita prática e conhecimento ,um pouco Advogado,Psicologo,Comunicador,Asistente Social etc.agora todas estas atividades podem ser praticadas diretamente pelo própio interessado desde que tenha um pouco de disposição para bater perna e enfrentar filas no seu tempo de folga.

    ResponderExcluir
  4. NaQ também é cultura.

    ResponderExcluir
  5. Sério, eu, como dono do blog, fico muito agradecido com comentários como o do Luiz.

    Muito obrigado. Sério. =)

    Eu não sabia mesmo o que era, porque é uma atividade não muito badalada nos dias de hoje, sabe?

    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. Esse Luiz Carlos é intrigante. Não faz sentido ele aparecer do nada e comentar isso. Quero dizer, quais são as chances de um cara que sabe sobre o mundo dos Despachantes chegar aqui e coincidentemente o post ser esse? Será que ele é um despachante? Será que ele procura blogs que falam sobre despachantes por aí?

    Que diabos! Bloqueie esse homem!

    ResponderExcluir
  7. OBS> Carlos, vc ñ ficou com medo de seu blog estar sendo espionado?

    A verdade está lá fora... pu pu pu pu pu puuuuuu

    ResponderExcluir