Fiquei surpreso com a vitória do Paes, juro. Achei que o Gabeira ia ganhar.
"Você votou no Gabeira, né?"
Não criatura, eu não votei em ninguém. Não sou do Rio, sou de uma cidade adjacente onde um certo nordestino razoavelmente carismático massacrou o careca adversário no primeiro turno. E eu votei no careca.
Enfim, estou aqui tentando ver os motivos para a derrota do Gabeira (ou da vitória do Paes, tanto faz), porque é óbvio que a eleição do Rio foi decidida nos detalhes. Não tenho, praticamente, nenhuma bagagem política para fazer uma avaliação precisa e embasada, mas, como de médico, louco, técnico de futebol e analista político todo mundo tem um pouco, posso tentar.
Eu votaria 43. Simplesmente porque eu vejo o Paes como o "homem da mesma coisa", e o Gabeira como o "homem que ia fazer alguma coisa diferente". Isso é uma questão meramente instintiva, eu não sei explicar, mas acho que conseguem entender isso. Pra mim, o Paes vai entrar e tudo vai continuar a mesma coisa, o povo vai até esquecer dele. Já o Gabeira dava a impressão que ia ser um cara polêmico, que ia se comportar como um prefeito de fato. Contudo, nunca se sabe, espero que o Paes queime minha língua (no sentido figurado).
Algumas pessoas, moradoras da cidade em questão, me disseram que por lá é a Zona Oeste que elege, e isso poderia explicar o resultado por si só. O Paes era o candidato da Zona Oeste, era o cara "suburbano". Já o Gabeira era o "garotão" (por favor, entendam que cada letra dessa palavra está pesada de tanta ironia) da Zona Sul. Hoje de manhã eu vi um eleitor do Paes na TV dizendo que o resultado foi bom, " - porque o outro só ia fazer coisa lá em Ipanema, onde ele mora!". Ok, esperamos então que o Paes faça bastante pela Barra da Tijuca, mas continuando com a análise, ainda acho que a diferença deles foi tão pequena que só essa questão local não explicaria tudo.
Talvez quem fuma e quem cheira não tenha votado no Gabeira... não, acho que não. Mas pode ter sido uma questão visual, já que o Gabeira lembra a bruxa Yubaba do filme A Viagem de Chihiro

-
Quem? Eu?!Tu sim. Tirando as bolotas nas orelhas e na testa, e a maquiagem, diria que são bem parecidos. Mas, pensando bem, isso seria fútil demais (ainda que eu não votasse na Yubaba nem fudendo).
Talvez a explicação para tudo sejam os apoios que cada um recebeu, já que o Paes tinha parceria com o Lula e com o Sérgio Cabral...
Porra, peraê! Isso num é uma parceria, é formação de quadrilha!
"Ah, nem é tããããão assim não."
É, acho que estou chegando perto da explicação, brasileiro gosta de bandido mesmo, mas nem vou entrar nos méritos dessa afirmativa porque não quero gastar meus dedos aqui infinitamente.
Lembrando que o Paes também recebeu o apoio de Deus, representado pela figura imaculada de Marcelo Crivella, e convenhamos que isso pode ter feito toda a diferença. Acho que já podemos considerar que esse somatório de fatos são bem relevantes.
Zona Oeste + Honestidade Federal e Estadual + Deus = Vitória do Paes, e vou dando o caso por encerrado aqui.
(Só um último anexo: se eu estivesse em São Paulo, e tivesse que escolher entre Gilberto "Língua Presa" Kassab e Marta "Simpatia" Suplicy, eu escolheria explodir a urna.)