terça-feira, 18 de agosto de 2009

Nomes

Já perceberam que a maioria dos grandes esportistas brasileiros não tem nomes razoavelmente brasileiros? Pra mim é no mínimo curioso que eu torça para pessoas que, se não estivessem de verde e amarelo nas Olimpíadas, talvez eu nem soubesse que também vieram da nossa pátria mãe gentil.

Vamos lá, automobilismo. Temos Barrichelo, Piquet, de Ferran, Burti, Senna etc. Se bem que eu já conheci um Senna uma vez, mas mesmo assim. Talvez os Silvas sejam mais lentos.

E no atletismo. Temos a nossa brasileiríssima Fabiana Murer no salto com vara. Já no salto em distância temos a inacreditável Maurren Higa Maggi. Essa então parece uma mistura de francês, japonês e tempero, um genuíno croissant de galinha caipira crua.

Natação. Que me desculpe o Thiago Pereira, mas o Cesar Cielo tá um monstro. E não esqueçamos do nosso querido Xuxa, ou Fernando Scherer.

Sem sair da água, mas entrando nos barcos à vela, temos os irmãos Lars e Torben Grael, e o lendário Robert Scheidt. Fala sério, custava ser um João de Souza?

E no tênis? Vamos lá, quantos Kuerten você já conheceu na vida? E quantos Meligeni?

Ginástica artística. Êita família Hypólito! Pelo menos a Daiane inventou o salto "dos Santos" pra dar uma moralzinha para aqueles que, como eu, tem nomes extremamente comuns e sem graça.

Pois é, ninguém enrola a língua pra falar meu nome, ninguém pede para eu soletrar o dificílimo "Albuquerque Almeida", e eu até começo a achar que mesmo que eu não fosse um obeso sedentário sem talento esportivo, eu nunca iria tão longe numa carreira atlética, meu nome é muito fácil.

O pior é que essa tendência parece ser válida até fora do meio esportivo. Nossa top model Gisele Bündchen é tão chique que o nome dela ainda tem trema. E supondo que um dia eu descubra alguma coisa científicamente importante, acho que "Teoria de Almeida", ou ainda "Corpúsculo de Albuquerque" são nomes meio sem graça. "Teorema de Pitágoras", "Cápsula de Bowman" e "Fórmula de Hardy-Weinberg" são nomes tão mais legais, têm um tchan qualquer.

É claro que você, antenado nas questões sociais, um genuíno estraga-prazeres, pode dizer que isso tudo é por causa das famílias tradicionais, riquinhas, de onde essas pessoas de sucesso vieram. Ok, você deve estar certo, até porque achar que é coincidência é demais, mas você está certo e é muito chato, só pra constar.

Talvez por isso que nós vemos no futebol essa penca de apelidos escrotos. É o jeito moleque do brasileiro, a informalidade, e blá blá blá. Só não esqueçam que o nome do Kaká é na verdade Ricardo Izecson, e sim, eu sei que ele é de família rica, mas dane-se.

Aliás, uma particularidade dos nomes dos futebolistas me espanta. Só no meu Mengão por exemplo, nós vimos nesse ano Aírton, Éverton, Lenon, Welinton, Kléberson, Ibson e Émerson. A escalação na Globo chega a rimar desse jeito. Curioso é que "son" é filho em inglês, então, a menos que os nomes dos pais dos três últimos sejam Kléber, Ib e Émer, o que eu duvido muito, eu me preocuparia se fosse algum deles.

Enfim, voltando ao assunto, acho que essa tendência é tão óbvia, que os Pereiras, Silvas, Santos, Mouras, Limas, Gouveias, Gomes, Souzas e Costas por aí acabam dando nomes para seus filhos na tentativa de torná-los únicos. Talvez seja o sonho de ter um filho famoso. O problema é que eles não entendem que a mágica tá no sobrenome, né.

Rapaz, é cada atrocidade que aparece. Darei exemplos, todos nomes de alunos da minha mãe, retirados dos diários de turma dela. Aí vai: Ohara, Raíza Paulina, Dayna, Jassanã, Keitley, Yarla, Gerald Fulgêncio, Allef (da Silva Costa), Carolaine, Lauany, Kevin (Lopes Faria), Indayara, Kercia, Andrew (Gomes de Souza) e Luessa.

E pra completar, o nome vencedor: Raylander de Azevedo Monteiro, o aluno imortal.

6 comentários:

  1. Raylander de Azevedo Monteiro, o aluno imortal.
    AAUhAUhAUH Morri!
    algumas coisitas só: Meligeni é argentino.
    Nomes com "el" também tem conotação parecida com o "son", mas são religioso (se não me engano).
    E por último: No meio acadêmico também rola isso. Quando publicar um livro serei um Moraes no meio de uma porrada de nomes assim.

    ps: não pediu mas está perdoado pelo atraso ;)

    ResponderExcluir
  2. Parei no "Talvez os Silvas sejam mais lentos." ¬¬
    Qual foi mermão? Tá me zuando?! Cai pra mão! xD

    Sem mais gracinhas, me incluo nos chatos que te diriam que esse quadro reproduz, tão somente, todo um contexto histórico, no qual o Brasil foi construído para favorecer àqueles...blablabla

    Mas vc ia parar de ler msm =P

    ResponderExcluir
  3. Euler Ribeiro Machado de Oliveira19 de agosto de 2009 às 21:22

    Po, eu gosto do meu nome... dane-se que ele é comum na Alemanha e tem origem grega, ele tá ABRASILEIREICHON!!!

    No mais: Post muito bom, ri demais do início ao fim.

    Espero que vc continue conseguindo ir pra faculdade e fazer bons posts. =D

    ResponderExcluir
  4. so pra constar hj conheci uma cara chamado highlander, informçao bem solta msm



    ps. att o.o

    ResponderExcluir
  5. Ô loko meu! Ter que assisir Faustão no domingo tá brabo!

    Esse mês precisamos de post no NaQ!
    E logo, pois já estamos na metade

    E agora, as incríveis vídeo cassetadas!

    ResponderExcluir
  6. o nome dele era Ayrton Senna da Silva
    como os silvas são mais lentos ? hahahahaha


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ayrton_Senna

    ResponderExcluir